UFF participa de Projeto Rondon no sertão de Goiás
2/3/2009

A equipe da UFF no Projeto Rondon, Operação Centro-Norte, coordenada pelo professor Wilson Madeira Filho, da Faculdade de Direito e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, retornou do sertão de Goiás, onde trabalhou junto às comunidades quilombolas. As atividades ocorreram no território Kalunga, que abrange a área dos municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Monte Alegre.

O trabalho principal consistiu em capacitar uma equipe técnica local para vir a realizar as oficinas de mobilização social e de leituras comunitária e técnica de Teresina de Goiás, com vistas à realização do Plano Diretor Participativo. Além do professor Wilson Madeira, a equipe reuniu os estudantes Ivan Pimentel (Geografia); Thaís Lutterback, Carlos Boller e Tatiana Dias Gomes (Direito); Daniele Bastilho (Farmácia); Joyce Campos (Ciências Sociais) e Renato de Carvalho Júnior (História).

O grupo atravessou a pé toda a Serra Pedregosa e quatro rios para chegar ao lendário Vão de Almas, um dos mais recônditos territórios de remanescente de quilombos do Brasil, onde os afrodescendentes, oriundos, em sua maioria, do Senegal, se refugiaram há mais de 250 anos. No local não há luz, água, sequer banheiros, nem serviço médico. As casas são de estuque, e as famílias vivem de seu próprio plantio, com base na mandioca. Vão de Almas tem somente uma escola, feita de palha, e os alunos demoram cerca de duas horas andando para chegar até lá.

Em julho, a equipe da universidade pretende retornar para Teresina de Goiás, para completar a missão.
Reprodução - Thaís Lutterback

Passagem do Funil no caminho do Vão de Almas