Novos estudantes são recebidos pelo Programa de Acolhimento Estudantil
6/2/2009

"Conheci mais a universidade e me apaixonei por ela". Essa era uma das muitas frases escritas pelos estudantes que ingressam na UFF em 2009 no chamado Varal Cultural após o Programa de Acolhimento Estudantil. Realizado no Campus do Gragoatá durante a matrícula dos novos alunos, o evento anual, criado em 2007, tem como objetivo acolher alunos e seus pais no momento de entrada na universidade. Para isso, foram montados estandes de diversos cursos, das pró-reitorias, da Editora da UFF (Eduff) e outros setores da universidade. Todos eles esclarecendo as dúvidas dos estudantes, bem como os informando das iniciativas da instituição. Um exemplo disso era o estande do projeto "Caiu na rede, é dengue" que distribuía folhetos de como prevenir focos do mosquito, formas de prevenção, além de demonstrar o comprometimento da UFF com os problemas da sociedade.

Os calouros também eram convidados a fazer um tour pelo campus e conhecer suas principais referências. O início da caminhada os levava até a Biblioteca Central do Gragoatá. Lá, eles eram informados de como farão para retirar livros, como procurar os títulos disponíveis e outras frequentes perguntas dos estudantes.

Após a biblioteca, o grupo seguia para a filial da Livraria da Eduff. A apresentação explicava todo o trabalho da editora, a impressão de mais de 800 títulos de 120 editoras, além da própria Eduff. O programa Recicle Idéias também foi tema da apresentação. Os estudantes foram informados da substituição do plástico das sacolas pelo papelão, menos nocivo ao ambiente; do plantio de árvores as margens de rios como o Caximbau para captar o carbono emitido na atmosfera durante o processo de fabricação dos livros. Ao final da apresentação, além de sorteio na hora, os calouros souberam que iriam ganhar um livro como cortesia da editora, que poderá ser retirado de 20 de março a 28 de dezembro na livraria Eduff de Icaraí, na Reitoria.

O último ponto da visitação era o restaurante universitário, o "bandejão". Em vez do caminho usual que os estudantes fazem durante almoço e jantar, pais e alunos entraram pelo mesmo lugar onde os alimentos são descarregados. Assim, a visita mostrou todo o processo de preparo das refeições desde sua chegada, passando pelo estoque, até a higienização dos talheres e bandejas utilizados. A surpresa foi geral quando a guia mencionou o preço da refeição - R$ 0,70 - bem como o número de pratos servidos por dia: cerca de 2 mil. "É uma luta fazer esse trabalho, já que o 'bandejão' da UFF é o único restaurante universitário que não é terceirizado", informou a guia.

Ao final do tour, todos eram convidados a um lanche, servindo-se à vontade de cachorro-quente e suco. Ao sair do restaurante, o grupo de chorinho Thiago do Bandolim Trio já esperava os visitantes para animá-los com clássicos do samba e da MPB como "Chega de Saudade" de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e "Brasileirinho" de Waldir Azevedo. No intervalo das músicas, havia o sorteio de diversos brindes para os participantes.

Em frente ao palco estava montado o já citado Varal Cultural que, pouco a pouco, ia enchendo de mensagens de agradecimento à recepção dada pela UFF aos seus novos estudantes. "Adorei a recepção. Hoje percebemos que não somos só números. É gratificante ver a importância dada ao aluno.", escreveu um dos novos universitários que não se identificou. Uma mãe preferiu deixar uma mensagem bem humorada no varal: "Como mãe, nota dez para a cozinha."

Para além das mensagens penduradas no varal, a alegria era um sentimento de todos. "Adorei a iniciativa da universidade de fazer essa festa para os novos alunos. Amei também a turma do abraço", disse Marcela Oliveira, caloura do curso de Medicina Veterinária referindo-se a um grupo de veteranos que, pintados e com cartazes com dizeres como "Abraços grátis", recebiam a todos de forma calorosa.

Mesmo quem já conhecia a universidade surpreendeu-se com a grande festa. "Eu passei também para outras universidades. Preferi a UFF por já conhecê-la, mas não esperava esse evento", afirmou Juliana Menezes, do curso de Serviço Social. Sua mãe, que, como muitas outras, acompanhava a filha, mostrou-se contente com o acolhimento. "É uma ótima iniciativa da UFF abrir as portas para seus estudantes e pais", destacou.


Fotos: Gisele Gomes

Tour pelo campus: estudantes saem
da Biblioteca Central


Alunos do curso de Ciências Biológicas se fantasiam e distribuem abraços para receber os novos alunos


Estudantes conhecem os "bastidores"
do restaurante universitário


Reitor Roberto Salles e a professora Rosa Benevento, do Instituto de Arte e Comunicação Social, conversam com estudantes


Aluna apresenta estande do curso de Geofísica


Alunos do curso de Engenharia também
participaram do PAE 2009


Estande "Promovendo Saúde e Segurança":
medição da pressão arterial


Caloura de Medicina ganha livro
em sorteio da Eduff