Editora da UFF é a nova casa de Clube de Leitura
24/9/2008

A estréia do Clube de Leitura na Livraria Icaraí da Editora da UFF (Eduff), na última sexta-feira, dia 19, depois de passar um longo tempo "desativado", devido ao fechamento da livraria Veredicto, onde ocorriam os encontros. A retomada teve presença de personalidades ilustres, como a jornalista e escritora Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues.

O destaque do evento ficou por conta da diversidade do público presente. Advogados, artistas, médicos, arquitetos, engenheiros, funcionários públicos, escritores, professores e estudantes formaram uma roda onde a única regra era a paixão pela leitura. Cada participante se apresentou e expressou suas expectativas em relação ao clube.

A empresária Rose Pinto conta que o Clube de Leitura ajuda a suprir uma carência de contatos, informação e cultura que ela ainda não havia encontrado no município. "Além disso, estar em grupo me interessa muito, pois representa conhecer olhares e perspectivas diferentes sobre um mesmo fato, e eu aprendo através do olhar dos outros. O trabalho de conciliar diferentes opiniões e interesses também é magnífico! Espero, ainda, administrar um pouco mais o meu jeito em equipe".

Já para o jornalista Guilherme Navarro, o grupo representa uma oportunidade para a troca de idéias sobre as obras que lê. "Resolvi participar por duas razões principais: o compromisso de ler um livro todo mês e a possibilidade de ter um grupo com o qual eu possa comentá-lo, obtendo diferentes impressões e percepções. Vai ser uma experiência enriquecedora".

A bailarina e atriz Norma Lannes conta que a idéia de criar o grupo foi de um amigo que havia morado em Boston, onde acontecia esse tipo de encontro. "Foi ele quem fez a primeira sugestão de livro: 'O deus das pequenas coisas'. A primeira reunião foi na minha casa e, nas outras, a gente ia revezando as residências, fazendo um jantarzinho, bebendo vinho. Foi assim que o clube começou e continuou por pelo menos uns dois anos. Achei uma maravilha essa reativação do grupo aqui na Eduff. A diferença em relação às reuniões na Veredicto é que aqui ninguém se conhecia. O grupo é muito diversificado e isso é ótimo".

O vice-reitor da UFF, Emanuel Paiva de Andrade, veterano do grupo e um dos responsáveis pela reativação do Clube na Eduff, registrou "a sensibilidade da Editora da UFF quanto à importância de um evento como este, ao acolher esta nova fase do Clube de Leitura. Trata-se de um espaço cultural importante, tanto para a cidade quanto para a sociedade. Para mim, é a UFF cumprindo o seu papel de ser o locus da cultura, da reflexão. É uma resposta. Eu só entendo universidade como o lugar onde a sociedade percebe que ali ela pode estar envolvida em uma dinâmica de produção da cultura, do conhecimento, de reflexões e resolução de problemas. E esse encontro mostrou isso. O objetivo aqui é viver o prazer da leitura compartilhada".

Ao final da reunião, o grupo elegeu a primeira obra a ser lida e comentada: "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago. O próximo encontro será no dia 31 de outubro, às 19h, na livraria Icaraí da Editora da UFF.

Clube de Leitura: uma roda onde
a única regra é a paixão pela leitura