Videoteca do Puro participa de mostra de vídeo ambiental no Espírito Santo
22/7/2008

O curta-metragem de animação "A garota", do acervo da Videoteca do do Pólo Universitário de Rio das Ostras (Puro) da UFF, foi o vencedor na categoria Melhor Animação da 3ª Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha (Monvia), no Espírito Santo, com o Troféu Paulo Cezar Vinha e premiação de mil reais. A 3ª Monvia ocorreu entre 25 e 29 de junho.

O filme, dirigido por Fernando Pinheiro, foi um dos seis títulos cedidos à curadoria da 3ª Mostra Nacional de Vídeo Ambiental de Vila Velha por meio de uma parceria entre a Videoteca do Puro e a Monvia. "A garota", com animação assinada por Danilo Pinheiro, já participou de 120 festivais e mostras de cinema em diversos países e soma nove premiações fora do Brasil.

Na parceria foi firmado acordo de circulação e empréstimo de filmes entre as partes e, em novembro, os títulos vencedores da última Monvia serão exibidos durante a 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras (www.mfaero.blogspot.com).

Dentre os filmes da Videoteca do Puro também exibidos na última Monvia está o documentário "Lutzemberger For Ever Gaia", sobre o ambientalista brasileiro José Lutzenberger. A Monvia é uma iniciativa da Associação de Cineclubes de Vila Velha, com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes e patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Vila Velha.

A Videoteca do Pólo Universitário de Rio das Ostras é um dos subprojetos da Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras (MFAERO) e foi implantada em 2007, no Puro. Nela está sendo criado um acervo audiovisual especializado nas temáticas meio ambiente e culturas regionais para estudantes e comunidade de Rio das Ostras e região, que poderão usá-lo para diversas finalidades.

Saiba mais sobre a 2ª Mostra do Filme Ambiental e Etnográfico de Rio das Ostras e sobre o projeto Videoteca do Puro no www.mfaero.blogspot.com.