Institutos nacionais de C&T: chamada de propostas deverá ser publicada em agosto
30/7/2008

A primeira chamada para apresentação de propostas para os institutos nacionais de Ciência e Tecnologia, que substituirão o programa dos institutos do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia, deverá ser publicada no início de agosto. Ao todo serão 45 institutos em áreas estratégicas e 20 formados por meio de demandas espontâneas.

Os recursos estarão divididos em três faixas: até R$ 3 milhões, até R$ 6 milhões e até R$ 9 milhões. Do total liberado pelo Ministério da C&T, R$ 270 milhões, 35% (R$ 94,5 milhões) deverão ser destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil; 15% (R$ 40,5 milhões) para a Região Sul; e os 50% restantes (R$ 135 milhões) para o Sudeste do país.

Os recursos para a consolidação do programa poderão chegar a R$ 400 milhões no próximo triênio, de acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O apoio virá do próprio Ministério da C&T, com R$ 270 milhões, das fundações de amparo à pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), com cerca de R$ 30 milhões, de São Paulo (Fapesp), com cerca de R$ 75 milhões, e de Minas Gerais (Fapemig), com R$ 26 milhões. Outras instituições federais, como o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, BNDES e Petrobras, também liberarão verbas.

--> Leia mais sobre o programa no site do CNPq.