Reitor Roberto Salles
é empossado em Brasília

14/11/2006

O professor Roberto de Souza Salles, novo reitor da UFF, foi empossado em Brasília nesta terça-feira, 14 de novembro. A solenidade, realizada às 14h30, no Ministério da Educação, foi presidida pelo secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad. O diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior, Mário Pederneiras, representou o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan.

O novo reitor da UFF, Roberto Salles, destacou em seu discurso que a UFF vem trabalhando junto com o MEC na expansão por meio de pólos no interior do Estado do Rio de Janeiro, e frisou a importância da continuidade desse programa. Levantou a possibilidade de criação de um centro de queimados no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e falou sobre algumas das contribuições da UFF para o desenvolvimento econômico do país - como no Pólo Petroquímico de Itaboraí e na indústria naval e offshore - e também para o crescimento sustentável, com a preservação do meio ambiente.

José Henrique Paim ressaltou que a posse do professor Roberto Salles ocorre em momento histórico para a educação, com a tramitação da Reforma Universitária no Congresso Nacional, e afirmou que o Governo tem procurado recuperar o orçamento de custeio das universidades federais.

Estiveram presentes o deputado federal Jorge Bittar; o deputado federal eleito Hugo Leal; o prefeito de Niterói, Godofredo Pinto; o secretário de Educação de Niterói, Waldeck Carneiro; e o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Antônio César Borges. A cerimônia contou com dirigentes da UFF e outros membros dos segmentos docente, técnico-administrativo e estudantil - o coordenador do Diretório Acadêmico de Engenharia, Márcio de Jesus Silva, aluno do curso de Engenharia Elétrica.

Transmissão do cargo - A solenidade de transmissão do cargo será no dia 23 de novembro, às 19h, no Cine Arte UFF, em Niterói. Haverá também uma missa em ação de graças pela posse do professor Roberto Salles, dia 17 de novembro, às 10h, na Igreja São Judas Tadeu, na Praia de Icaraí, Niterói.

Rosane Fernandes

O reitor Roberto Salles assina termo de posse, ao lado do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim

Reitor Roberto Salles, o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, e o diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior, Mário Pederneiras

Roberto Salles: discurso de posse mostrou contribuições da UFF para o desenvolvimento do Brasil